sexta-feira, dezembro 08, 2006

QUEM SERIA O SUCESSOR? E O ACOMPANHANTE, QUEM ERA?

Nada mais que a repetição daqueles velhos assaltos que, nós do Rio, nos acostumamos a ver na chamada Linha Vermelha, e o resto do mundo a tomar conhecimento por intermédio da imprensa escrita, falada, televisada e pelos sites da Internet.
É uma ação rápida: no deslocamento, à noite, do Aeroporto Antônio Carlos Jobim para o Centro ou a Zona Sul da cidade, os ocupantes de um automóvel, van ou ônibus são assaltados naquela via expressa. Como se policiais fossem, cumprindo batida de praxe, os marginais bloqueiam as viaturas que deixam o aeroporto e, em poucos minutos, se apossam dos carros, dos bens e de tudo o mais que os recém desembarcados transportem, deixando-os atônitos no meio da rua. É comum ataques desta natureza a turistas procedentes do outros estados do Brasil e do exterior.
Em poucos minutos os bandidos deixam o local e se dirigem, quase sempre, para localidades próximas às favelas que margeiam a pista.

Repetiu-se, no final da noite de ontem, 07, a operação dos marginais. Obrigados a deixar o carro em que se encontravam - um Zafira, que, além de utilizados para outros assaltos, são , também, vendidos no mercado de automóveis roubados face o alto valor de revenda a eles atribuidos pelos marginais - um casal, o motorista e seu acompanhante, além de verem o carro levado pelos bandidos, foram por eles saqueados; os assaltantes, em poucos minutos, abandonaram o local.

Seria, apenas, mais um assalto na Linha Vermelha, não fossem dois dos ocupantes da viatura os Meretíssimos Ministros Presidente e Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal - Ellen Gracie e Gilmar Machado - em viagem ao Rio de Janeiro para participar da solenidade de inauguração do novo prédio do Tribunal de Justiça, um dos eventos programados para o Dia Nacional da Conciliação, comemorado hoje, 08/12.

A par da competência das autoridades policiais cariocas para resolver violências da natureza de que foram vítimas os ministros, há que ter havido boa dose de sorte para a solução do crime: na madrugada de hoje, horas depois da violenta abordagem feita pelos bandidos, dois deles foram identificados e mortos, em confronto com policiais militares.
Diversas ligações já foram feitas ao Disque Denúncia indicando possíveis responsáveis pelas ações delituosas, o que dá esperanças às autoridades policiais de rapidamente prender os demais envolvidos no roubo do Zafira, que já foi encontrado, junto com roupas e pertences das vítimas.


De estranhar-se a segurança destacada para as vítimas não ter sido capaz de evitar o ato violento dos bandidos. Notícias de jornal informam que o carro com os seguranças destacados para atender os ministros seguia o Zafira; dele, foram tomadas as providências cabíveis.

Pior foi permitir que as duas autoridades viajassem em uma mesma viatura. Afinal, o Ministro Gilmar é o sucessor direto da Ministra Ellen. Já imaginou, querida leitora, se acontece tragédia maior [Deus os livre e guarde]?

E o acompanhante dos ministros no carro, ao lado do motorista, fazia o quê?