Domingo último, 11/06/06, o jornal O Tempo publicou matéria do ex-ministro José Serra - hoje candidato pelo PSDB ao governo do Estado de São Paulo - que transcrevemos a seguir com base em sua publicação no site e-agora.
"A síndrome do marco zero
'Se os fatos não combinarem com a teoria, mude os fatos'. A recomendação, irônica e provocativa, é de Albert Einstein, célebre por sua Teoria da Relatividade e celebrado por sua língua afiada. O presidente da República parece levar ao pé da letra a tirada do cientista. Quando os fatos desmentem as opiniões favoráveis que Lula quer vender ao distinto público sobre si mesmo e seu governo, mudem-se os fatos. É o que faz, mais uma vez, a algaravia presidencial da última semana, centrada em desqualificar os avanços dos governos do PSDB e em louvar os supostos feitos da gestão petista na educação. Aprofunda-se em Lula a 'síndrome do marco zero', cujo principal sintoma é aquele invariável 'nunca antes na história deste país...'
Vamos aos fatos. O suposto compromisso do governo Lula com a educação começa a balançar quando se sabe que, em três anos, foram nomeados três ministros da Educação. O primeiro deles, Cristóvam Buarque, então senador do PT, ex-governador do Distrito Federal e educador de méritos reconhecidos, foi demitido pelo telefone por Lula apenas um ano depois de assumir, quando estava no exterior, representando o Ministério.
O segundo ministro da Educação, Tarso Genro, uma escolha que atendeu mais à política partidária do que à política educacional, também ficou pouco tempo no cargo. Entre a Educação e o PT, Lula optou pelo partido ao tirar Tarso Genro do MEC e fazê-lo assumir às pressas a presidência da legenda. Atingida em cheio pelas denúncias de Roberto Jefferson sobre o mensalão, toda a direção partidária caiu. Tarso, então, abandonou o MEC para tentar colar os cacos do PT. Do atual ministro, poucos sabem o nome: Fernando Haddad..."
Clique aqui para ler a matéria completa.
Clique aqui para ler a matéria completa.
Estudiosa leitora com quem conversei sobre este assunto - não por acaso Mestra em Educação - dias após a publicação da matéria de José Serra [e de declarações de Lula no programa "Café dom o presidente" - no dia seguinte, 12/06 - que não condizem com a realidade dos fatos (*)] mostrou-se escandalizada com o que considera não apenas falta de conhecimento do assunto por parte de Lula como também, o que é pior, a necessidade que tem Sua Excelência de mostrar como estão enganados os que o classificam como avesso aos livros e à educação em geral.
A conclusão é sua, prezado leitor.
(*) Ver entrevista gravada na Rádio CBN, no início desta página, da cientista política Lucia Hippolito.