
Veja, caro assinante, que dureza e severidade com bandido não faz mal a ninguem; pelo contrário...
Fica no Arizona [EUA] o Condado de Maricopa. Seu xerife - Joe Arpaio, que tem sido eleito repetidas vezes para a função - é uma das figuras de maior prestígio na cidade por haver criado as chamadas "cadeias-acampamento".
Perguntará a curiosa leitora o que serão "cadeias-acampamento". Simples: nada mais que várias tendas de lona, policiadas por guardas armados como em qualquer outra cadeia, e cercadas por cabos de arame farpado. Detalhes:
- nas ditas cadeias é proibido fumar;
- é proibida a circulação de revistas pornográficas;
- é proibida a prática de halterofilismo;- os detentos pagam por suas refeições [40 centavos de dólar];
- acorrentados, em equipes, os presos são levados ao condado, onde prestam, entre outros, serviços de construção e manutenção das estradas da comunidade [a medida é válida, também, para as detentas, evitando, desta forma, processos por discriminação entre homens e mulheres];
- são restritos os programas de TV a cabo - a lei garante aos detentos esse direito - ao canal da Disney e aos canais que apresentam, apenas, noticiário sobre o tempo [para que os presos tomem conhecimento da temperatura que vão enfrentar quando estiverem prestando serviços ao condado, conforme respondeu o xerife a jornalistas ao ser perguntado sobre o motivo que o levou a fazer tal concessão];
- proibido, desde 1994 - pelo baixo valor nutritivo e pelo risco de seu uso para atacar os guardas ou os próprios companheiros de cadeia - o consumo de café, o que resultou em economia aos cofres públicos de cerca de cem mil dólares/ano e reclamações de alguns presos ["Isto aqui não é hotel 5 estrelas e se vocês não gostam, comportem-se como homens e não voltem mais", foi a resposta de Arpaio.]

- não são permitidos vídeos a não ser os de caráter religioso, distribuídos pelos responsáveis pela prisão.
Recentemente, quando uma onda de calor invadiu o país, a temperatura no Arizona [Phoenix] atingiu 116ºF (60ºC); os mais de dois mil detentos de Maricopa foram autorizados a mudar os uniformes: foi-lhes concedido pelo governo o uso de shorts cor-de-rosa, conforme solicitado pelo xerife.
"Nossos soldados estão no Iraque onde a temperatura atinge 120°F (60°C), vivem em tendas iguais a vocês, e ainda tem de usar fardamento, botinas, carregar todo o equipamento de soldado e, além de tudo, não cometeram crime algum como vocês, portanto calem a boca e parem de reclamar”, disse Joe Arpaio a prisioneiros que se mostraram insatisfeitos com o modo como tem conduzido suas tarefas.
Vem-me à memória o xerife Joe Arpaio e suas "cadeias-acampamento" ao ver e ouvir nos meios de comunicação as ilustres vozes que se colocam contra o chamado RDD [Regime Disciplinar Diferenciado] aplicado aos bandidos que comandam e fazem parte das diversas facções que, nos últimos tempos - covardemente -, matam, assaltam, traficam e seqüestram nos mais diversos cantos deste país.
Envergonha-me ver os rostos acovardados das vítimas desses bandidos; penso, com medo, que amanhã poderá ser parente meu - mulher, filhas, netos - , indo ou voltando de seus trabalhos, de seus locais de estudo, de seu lazer; poderá ser o meu, o seu amigo, o amigo ou parente de seus filhos, netos ou conhecidos. Sofro por não saber se acontecerá; e, se acontecer, quando acontecerá. como acontecerá, onde acontecerá.
Minutos atrás, em emissora de rádio de abrangência nacional, autoridade federal criticava a implantação do RDD . Sua Excelència, certamente, nunca ouviu falar no xerife Joe Arpaio nem no Condado de Maricopa [Phoenix, Arizona].
É uma pena.