quinta-feira, fevereiro 11, 2010

NUNCA, NESTE PAÍS, SE GASTOU TANTO DINHEIRO CONTRA O XIXI IRRESPONSÁVEL

Transcrevo, de CELSO OLIVEIRA, publicado ontem, 10/02/10, em O DIA ONLINE:


Cabine para xixi na rua e plataforma contra mijões
Rio pode ganhar mictórios públicos iguais aos de Amsterdã.
Cabines suspensas que começam a funcionar hoje vão vigiar
porcalhões

[Em tempo: a ilustração da matéria é de nossa responsabilidade; desconhecemos, porém, o autor da foto bem como o modelo que participou da sessão]


"A Prefeitura do Rio usará duas novas ‘armas’ para impedir que mijões continuem fazendo das ruas um banheiro a céu aberto. Hoje começa a ser usado o ‘Big Brother’ da Ordem Pública, plataforma móvel de vigilância com câmeras, canhão de luz e alto-falante, que espiará multidões a 9 m de altura. O prefeito Eduardo Paes também vai instalar mictórios públicos semelhantes aos de Amsterdã, na Holanda
O projeto do mijódromo holandês está em estudo, mas tem até sugestão de nome: Bom Menino, aquele que “não faz xixi na cama”, da canção do Palhaço Carequinha. Em Amsterdã, a cabine exala mau cheiro. Mas, planeja a prefeitura, os daqui terão tratamento químico e poderão ser usados por homens e mulheres.


O modelo de mictório público — estrutura circular de ferro ligada à rede de esgoto — foi apresentado pela Secretaria de Urbanismo, mas os equipamentos serão administrados pela nova Secretaria de Conservação. O presidente do Embaixadores da Folia, Cláudio Cruz, elogiou a iniciativa, mas fez uma ressalva: “Tem que ter mijódromo na cidade toda, não só no Centro e Zona Sul”. Sexta-feira, a agremiação abre o Carnaval da Avenida Rio Branco, no Centro, com o enredo “Vai desfilar? A boa é levar o seu penico”. Penicos de plástico serão distribuídos aos foliões. Quem for pego fazendo xixi é levado para a delegacia.


Já a plataforma começa a ser testada hoje em Copacabana e Centro. Adquirido por US$ 280 mil, com recursos federais, o equipamento tem câmeras com alcance de 2 km e visão noturna, podendo abrigar pelo menos um guarda municipal e um PM. “Vamos oferecer essa possibilidade à Secretaria de Segurança”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem. “Agora, o foco é vigiar blocos e mijões”.


O canhão de luz tem 7,5 milhões de velas, o triplo de holofotes normais. Dentro da cabine, laptops poderão transferir imagens captadas para a Prefeitura. O Município avalia se vai comprar mais plataformas."

XXX

O pior de tudo é que tem gente que insiste em fazer xixi fora do penico. A foto que ilustra a matéria comprova.


Início