terça-feira, fevereiro 28, 2006

DEPOIS DO RESULTADO DAS ESCOLAS DE SAMBA O POVO VAI FICAR SABENDO QUANTO FOI NOSSO PIB

De Sua Excelência, no programa Café com o Presidente, de ontem, 27, gravado no dia 25 último, sábado:
"...O Brasil, ao terminar o Carnaval, o Brasil se encontra outra vez com o dia-a-dia, com o trabalho do povo brasileiro, as angústias, as ansiedades, as inquietações, as alegrias. E eu vou pensar muito, porque tem muita coisa para fazer no ano de 2006. Eu sou muito otimista com 2006 e acho que tenho que aproveitar e pensar, descansar e eu vou tomar um banho de mar. Nunca fui em Marambaia [Rio de Janeiro], tenho vontade de conhecer [...] É porque durante a minha vida inteira eu viajei muito para os estados, mas normalmente as pessoas marcavam reuniões das 9 horas da manhã às 10 horas da noite, ou seja, nunca marcaram uma atividade de lazer [...] Quando tem um feriado prolongado de três ou quatro dias eu fico incomodado. Acho que não deveria ter tanto tempo assim de feriado e descanso. Agora, isso é um problema meu, eu sei que eu tenho que descansar. E eu acho que é sempre merecido, porque a vida das pessoas é dura no Brasil. As pessoas trabalham muito, muito mesmo, e quando têm chance de descansar, as pessoas têm que descansar [...] De toda forma, acho que o brasileiro merece o Carnaval que tem. Acho que o povo brasileiro tem o direito de se divertir [...] Eu falei com o Bono Vox porque ele entregou para o meu filho, na terça-feira [21], uma guitarra para que a gente possa leiloar e arrecadar dinheiro para o programa Fome Zero. Ele estava em Salvador, ele me ligou na quarta-feira e eu não pude dar retorno porque estava viajando e fiz questão de ligar para ele, para agradecer e dizer para ele que o Brasil está de portas abertas para quando ele quiser voltar. E disse a ele que nós vamos nos encontrar por aí, o mundo é pequeno e um belo dia a gente se encontra, até porque defendemos causas nobres, que é resolver o problema da parte mais pobre da população [...] Por isso, eu quero dizer ao povo brasileiro que Deus nos abençoe, e que o Carnaval seja um Carnaval tranqüilo, cheio de alegria, cheio de disposição de dançar, mas, ao mesmo tempo, cheio de responsabilidade, não podemos perder a responsabilidade. Por isso eu quero dizer: cuidem-se. Cuidem-se porque será melhor para todos nós."

Será bom mesmo, presidente, que o povo se cuide. Imagino a cara com que ficará a gente humilde desta terra ao saber qual foi o PIB do Brasil em 2005 [resultados preliminares, ainda, é bom que se diga; certinho, certinho mesmo, só lá pra março ou abril]. Ainda bem que a maior parte das pessoas só virá a saber dos resultados divulgados sexta-feira última depois da Quarta-feira de Cinzas.
Foi muito inteligente [e inovador (?)] o IBGE dar a público os resultados somente no último dia antes do Carnaval [ia lá alguém se importar com uma notícia dessas?]. Feia vai ficar a coisa quando souberem que - entre os países da América Latina e Caribe - só ganhamos do Haiti. E, mesmo assim, por escore apertado. Prepare-se, presidente.