Circula pela Internet o documento - que abaixo transcrevo - assinado por quatro generais da reserva:
"Fortaleza, 20 de julho de 2006
Exmo. Sr.
General de Exército JOSÉ BENEDITO DE BARROS MOREIRA, comandante da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA.
Nós, oficiais generais do Grupo Guararapes, abaixo assinados, e por meio deste, vimos parabenizar os que dirigem no momento essa renomada instituição e seus ilustres pensadores, pela brilhante idéia de V Exa em convidar o Sr. João Pedro Stédile para fazer palestra na ESG sobre assunto da maior relevância.
Apreciaríamos se, na seqüência dos valiosos trabalhos que vêm sendo realizados sob o comando de V Exa, fossem convidados para semelhante mister, os companheiros Fernandinho Beira-Mar e Marcola, que também devem fazer parte da “entourage” que afina com o Poder dominante na Presidência da República.
É, provavelmente, a opinião do seu Comando que, promovendo palestras com pessoas do porte dos ilustríssimos senhores Stédile, Fernandinho e Marcola – reconhecidos publicamente como marginais, fora da lei e à revelia da lei - estará a ESG prestando, mais uma vez, relevantes serviços ao nosso amado Brasil.
Fazemos esta na certeza de que V Exa está exercendo o comando dessa tradicional Escola de altos estudos para benefício do nosso País, ciente e consciente de que é não só um oficial das nossas Forças Armadas mas na condição de general de Exército, portando significativas quatro estrelas.
Sem mais para o momento, agradecemos a atenção que dedicar à leitura e ao entendimento da presente mensagem, ao mesmo passo que registramos nossa admiração pelos seus destacados feitos, fazendo votos por muitos mais êxitos de V Exa, conquistando novas e rendosas posições, com relevantes missões no exterior ou, pelo menos, prestando seus valiosos e inteligentes serviços no STM, onde confirmará sua invulgar capacidade de praticar atos de plena justiça."
Trata-se, como tenho ouvido se falar em alguns círculos, de "briga de cachorro grande". Não é meu campo de atuação; deixo minhas considerações a respeito para quando tiver maiores e melhores informações sobre as repercussões da palestra do líder do MST [se isto vier a acontecer]