Crédito da foto: Lúcio Távora/AG Tarde
Embora não chovesse tão intensamente no local - praia de Inema, área privativa da Marinha em Salvador, BA [Base Naval de Aratu] - quanto chovera em Angra dos Reis no primeiro dia do novo ano, Luiz Inácio, sunga azul, teve disposição para um último mergulho e voltou ao mar transparente e tranquilo onde permaneceu por uns quinze minutos mais antes de voltar para a companhia de dona Marisa Letícia, protegida pela enorme amendoeira que encobria o toldo onde ficara a conversar com duas acompanhantes. Enquanto o presidente usufruia as delícias do mar baiano [era seu primeiro banho liberado ao público] os olhos atentos do general Gonçalves Dias, responsável pela segurança do filho do Brasil, se desdobravam atentos acompanhando o casal, as pessoas que com ele se encontravam e quem mais estivesse por perto.
X X X
Alguns minutos passados e se vê o grupo liderado por Luiz Inácio deixando a praia. Destaca-se nele a figura do menino de Garanhuns que soube vencer na vida, caixa de isopor à cabeça naquele instante quase histórico - lembrando, com todo o respeito, os vendedores de cerveja das praias do Rio de Janeiro -, que chega ao final da sexta visita de férias que faz à Bahia como presidente.
"Bonito de ver", fala Pedro [pescador baiano, presença distante da performance de Inácio], voz baixa, para a mulher Mariazinha que o acompanha na canoa humilde de onde tira o sustento para ele e os cinco filhos, o mais velho com nove anos de idade, nenhum com estudo - sonho maior de Pedro - até hoje.
X X X
Hoje pela manhã, na entrevista que fez com o prefeito desta Cidade Maravilhosa o repórter em fim de carreira perguntou ao senhor alcaide o que faria seu pessoal do choque de ordem se encontrasse alguém carregando tralha idêntica à de Luiz Inácio: encaminharia logo aos costumes ou ouviria as explicações que teria para dar?
Os senhores ouvintes, pasmos, ouviram do jovem prefeito palavras de elogio ao "farofeiro exemplar" que saía da praia de Inema e garantiu, sem esconder o sorriso meio infantil que lhe é peculiar, que proporia ao farofeiro que divulgasse, no Piscinão de Ramos, o que chamou de "Kit-Farofa".
X X X
Ainda não foram encontrados pelos bombeiros, em Angra dos Reis, os corpos de duas mulheres, vítimas das chuvas do início do ano. Aguarda-se a presença do presidente no local da tragédia.