terça-feira, janeiro 31, 2006

VIU NO QUE DÁ SER MUITO BONZINHO?

Em discurso ontem, 30, no Plenário do Senado, disse o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), reclamando da ausência de investimentos públicos na infra-estrutura brasileira, que os investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) devem priorizar o Brasil já que a "generosidade do governo brasileiro" faz com que o BNDES invista mais em obras de infra-estrutura [ferrovias, metrôs e aeroportos] em outros países da América Latina do que no próprio Brasil [estão previstos, por exemplo, US$ 3 bilhões, até 2007, para financiar obras em países da América do Sul].
Estranha o senador o fato de que os recursos cedidos pelo BNDES para obras hidrelétricas na China, obras dos metrôs de Santiago (Chile) e Caracas (Venezuela) e estradas na Bolívia, atropelem o metrô de São Paulo que não consegue receber dinheiro do banco. Continuam escassos, por outro lado, investimentos na área de energia elétrica no país, o que tem levado os especialistas do setor a prever o perigo de um novo apagão [como em 2001] por volta de 2009 ou 2010.

Mesmo tão generoso o Brasil foi alvo de duras críticas no último Fórum Econômico e Social realizado em Caracas. Deixa pra lá...