segunda-feira, fevereiro 06, 2006

OLHANDO A PESQUISA DATAFOLHA SOB OUTRO PONTO DE VISTA

1- Por regiões
Confirmam-se os números de um mesmo quadro pré-eleitoral [que, apesar de flutuações, não mudam]: vencem Lula, na soma das regiões sudeste e sul [com 65% das preferências], Serra e Alckmin [é, ele mesmo], que perdem para Lula na soma nordeste, norte e centro-oeste [com 35% das preferências].
Detalhe: cerca de 65% da população votante do Brasil está concentrada nas regiões sudeste, sul e centro-oeste enquante os 35% restantes estão concentrados no norte e nordeste. Mais detalhes: Lula perde para Alckmin [45% a 40%] e Serra [54% a 36%] no sul e sudeste (somados) e vence no norte, nordeste e centro-oeste (todos juntos) de 56% a 31% [Alckmin] e 46% a 44% [Serra].
Para melhorar sua situação Lula deverá se preocupar em reforçar sua chapa no sul e sudeste. Serra ou Alckmin, [dependendo do que a convenção do PSDB decidir] terão que promover um reforço de sua chapa no norte, nordeste e centro-oeste, em particular no nordeste. Resta saber quem conquistará um vice que dê reforço a sua candidatura nas regiões em que se encontram mais fragilizados: Lula, Serra ou Alckmin. Só o tempo [ou cartas escondidas na manga do paletó, infelizmente] é que dirão..

2- Por nível de renda
Por outro lado, na disputa de segundo turno [Serra x Lula], a pesquisa DataFolha revela que José Serra tem a preferência [47% contra 44% de Lula] entre os eleitores mais pobres [ganhando até cinco salários mínimos] muito embora o presidente tenha mostrado uma recuperação de sete pontos nessa faixa [de dezembro para cá].
Quanto aos eleitores de melhor situação financeira [com renda superior a dez salários mínimos] o prefeito Serra é largamente preferido [65% contra 24% das intenções de voto para Lula], indicando incremento de 12 pontos percentuais relativamente à última pesquisa.